Foto: Nathália Schneider (Diário)
A ampliação do público para a vacinação bivalente contra a Covid-19 tem movimentado Santa Maria. Na semana passada, pessoas de 18 anos ou mais foram contempladas em duas ações com estes imunizantes. Nesta semana, a vacinação com oferta de doses bivalentes ocorre na quarta-feira (10), no Shopping Praça Novas e Unidade Básica de Saúde (UBS) Centro Social Urbano, no Bairro Passo D’Areia; e na quinta-feira, na Associação Comunitária do Bairro Tancredo Neves.
Grande adesão
Nem mesmo o tempo instável impediu que um passo importante fosse dado na imunização contra a Covid-19 em Santa Maria. Uma ação em turno estendido reuniu grande público nesta sexta-feira (5) na Unidade Básica de Saúde (UBS) Wilson Paulo Noal, no Bairro Camobi. Das 17h às 19h30min, pessoas com 18 anos ou mais, gestantes e puérperas, imunocomprometidos de 12 anos ou mais e trabalhadores da saúde garantiram a dose bivalente contra a doença.
De acordo com a organização, mais de 600 fichas foram distribuidas na oportunidade. A aposentada Jane Terezinha de Aguiar Corrêa, 68 anos, foi uma das pessoas imunizadas.
– Eu acho que todo mundo deveria se vacinar, porque se a Covid ainda não foi embora totalmente, tem que previnir – afirma Jane.
A vacinação foi um momento em família para o enfermeiro Cesar Marion, 55; a professora Belquiz Medianeira Oliveira da Silva, 55, e as filhas, Eduarda da Silva Pereira, 20, e Manoela da Silva Pereira, 18 anos.
– Viemos pela importância de estar vacinado, de receber o imunizante para ter maior tranquilidade na convivência e no trabalho. Não viemos antes, porque não tivemos a oportunidade. Mas, como hoje a ação estava perto de casa, mesmo com a chuva, viemos – comenta Belquiz, que ainda destaca a vacinação como um dos principais fatores que contribuíram para que a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarasse o fim da emergência em saúde por Covid-19.
Cenário
De acordo com o Vacinômetro, monitorado pelo Ministério da Saúde, o município aplicou 16.348 doses bivalentes até a última sexta-feira. Até o momento, a faixa etária com maior adesão a vacinação é a de 65 a 69 anos.
Para receber a dose, é preciso ter o esquema primário de vacinação contra a Covid-19, que é composto por dose única ou duas doses de vacinas monovalentes, sendo a última aplicada há pelo menos quatro meses.